Brincadeiras Coletivas - Profs. Renata e Selma
Brincadeira Cantada - Prof. Cristiane
Jogo Futebol - Prof. Mirtes
Capoeira - Prof. Renata
Atividade de relaxamento - Prof. Mirtes
Alunos da Prof. Rosilda brincando na quadra
Hora da Brincadeira
Em nossa escola a brincadeira é levada a sério, por isso ela permeia quase todas as abordagens dos campos de experiência da educação infantil. Atualmente, é possível dizer que, na maioria das instituições de Educação Infantil, a brincadeira é reconhecida pela sua importância. Afinal, estudos realizados em Antropologia, Sociologia, Psicologia e Linguística têm apontado que brincar é o principal modo de expressão da infância. Brincando, a criança aprende a viver e a se desenvolver. Segundo o documento Orientações curriculares: expectativas de aprendizagens e orientações didáticas para Educação Infantil, da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, de 2007, é durante a brincadeira que os pequenos têm a oportunidade de explorar o mundo, ampliar a percepção sobre ele e sobre si, organizar o pensamento e trabalhar os afetos. Diferentes pesquisadores apontam o faz-de-conta como o responsável por promover a capacidade de imaginar e criar.
Comentários