HISTÓRICO SOBRE O
NOME DA ESCOLA:
ISA SILVEIRA LEAL
Nasceu em Santos, a 20 de
fevereiro de 1910. Filha de Valdomiro Silveira, iniciador da literatura
regional no Brasil, e Maria Isabel Silveira, que publicou um livro de memórias
aos 83 anos.
Frequentou a Escola de Comércio
José Bonifácio, depois o colégio São José, naquela cidade. Isa foi casada com o
médico escritor Alberto Leal e, após enviuvar, em 1949, iniciou carreira no
rádio, tendo escrito peças e apresentado programas culturais nas Rádios Tupi e
Difusora, Bandeirantes, Excelsior, etc., e em vários canais de televisão.
Iniciou a carreira jornalística
em 1952, na Folha de São Paulo, aposentando-se no início de 1971.
Traduziu
muitos livros do francês e do inglês.
Entre os autores traduzidos, John
do Passos, Pearl Buck, Saint- Simon o memoralista, Duhamel, André Gide;
Shakespeare( a comédia “Como Quiseres”, levada à cena pelo Teatro do estudante,
no Rio de Janeiro, quase todos em colaboração com seu irmão Miroel Silveira.
CARACTERIZAÇÃO DA
REALIDADE LOCAL
A
EMEI ISA SILVEIRA LEAL situa-se na Vila São Francisco, bairro do distrito Ponte
Rasa, Zona Leste de São Paulo. Pertence à subprefeitura de Ermelino
Matarazzo. Faz divisa com Vila Ré, Jardim Três Marias e Burgo
Paulista.
A escola, inaugurada em 20 de abril de 1988, funciona em
dois turnos de 6h, com 6 turmas no período da manhã, e 6 turmas no período da tarde, totalizando
12 turmas. Conta com 420 alunos matriculados, com 35 alunos por turma. Atende
crianças na faixa etária de 4 e 5 anos.
A
construção do prédio escolar é antiga, porém muitas adaptações já foram
realizadas, pela gestão, tornando espaços de aprendizagens com vivencias ricas
e significativas.
A
nossa Unidade Educacional está inserida numa comunidade onde a clientela que
atendemos se apresenta bastante diversificada, sendo uma parte composta por
famílias que moram próximas à escola, e outra parte mora um pouco mais
distante.
O perfil sócio econômico das crianças atendidas na
Unidade Educacional é composto por famílias com uma faixa de renda familiar que
comporta a inscrição nos programas sociais do governo.
O perfil cultural das famílias ainda necessita de uma
pesquisa mais detalhada para um diagnóstico mais preciso. Mesmo não tendo essa
pesquisa em mãos, é possível verificar a deficiência de polos culturais na
região. A pesquisa das familias dos alunos novos será realizada no mês de
março.
A
escola conta com um carro para transportar os alunos pelo Transporte Escolar
Gratuito, (TEG, Vai e Volta), sendo que alguns alunos utilizam esse serviço
devido a quilometragem e outros alunos devido deficiência.
Portanto a minoria
dos alunos faz uso de transporte escolar para vir à escola, (TEG) por não
atingir a quilometragem exigida de 2 Km conforme legislação.
O serviço de
transporte dos alunos acaba sendo feito pelos próprios pais e responsáveis ou
por Transporte Particular.
Desta forma, o
estabelecimento do vínculo família-escola fica um pouco prejudicado.
O Transporte
Escolar garante o acesso das crianças à escola, porém acaba afastando a
participação e acompanhamento das famílias nos eventos pedagógicos, nos
encontros de pais e mestres, nos colegiados, nas vivências das crianças e ao
acesso de suas produções.
Através
de ações da equipe gestora, equipe de docentes e equipe de apoio, em conjunto,
em reuniões com diálogos, fazemos a acolhida dessas famílias e suas crianças
para construirmos uma parceria para o estabelecimento de normas de boa
convivência, envolvendo todos os atores do processo educativo.
Com
isso, aos poucos, temos notado maior participação das famílias nas atividades
escolares, nos eventos, nas reuniões de colegiados e a valorização da Escola
Municipal de Educação Infantil, (EMEI), por parte dos pais, como sendo um
espaço de desenvolvimento de atividades lúdicas, de imaginação, de criação, de
acolhimento, de aprendizado, de reconhecimento de boas normas de convivência e
de socialização.
Muitos
pais são novos de idade, alguns não tiveram acesso aos estudos.
Há
grande diversidade cultural e regional das famílias.
Sendo
assim concluímos que a comunidade atendida em nossa escola continua se definindo
pela diversidade e que, portanto, o respeito às diferenças precisa continuar
como um dos focos das ações desenvolvidas no cotidiano da escola.
Vários
alunos são criados pelos avôs, pois os pais trabalham, e muitos alunos são
criados somente pela mãe.
Temos matriculado
nesta Unidade Educacional algumas crianças descendentes de bolivianos, mas que
tem se integrado com as outras crianças sem maiores problemas.
Temos
vários casos de alunos com deficiência, com laudo, e outros alunos sem laudo,
estão em fase de diagnósticos em instituições. Os professores desenvolvem
práticas de acolhimento e atendimento igual aos demais alunos, assegurando condições de acesso, onde
possam ter contato com diversas experiências e conteúdos que lhes favoreçam sua
aprendizagem e seu desenvolvimento, promovendo situações de interação com as
outras crianças que oportunizam a transformação e ampliação do seu repertório
cultural, maximizando suas aprendizagens, estruturam os ambientes de
aprendizagens de modo a proporcionar-lhe condições para participar de todas as
propostas para as demais crianças garantindo-lhe condições para interagir com
os companheiros e com ele.
O
Corpo docente da unidade é definido, temos pouquíssimos professores que se
removem. Os professores preparam cuidadosamente as atividades que propõe, a equipe é consciente das
dificuldades, mas comprometida com o processo educativo.
Tem
uma demanda grande de professores e agentes escolares, que se readaptaram, mas
atualmente realizam atividades de apoio ao trabalho pedagógico e
administrativo.
FINS
E OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO
A Lei nº 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases
da Educação Nacional, na mesma esteira, vem sendo alterada, culminando com a
edição da Lei nº 12.796, de 04/04/13, que alterou, entre outros, o art. 4º da
LDB estabelecendo como dever do Estado com a educação escolar pública a
garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17
(dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma:
a) pré-escola;
b) ensino fundamental;
c) ensino médio.
A mesma lei, ao tratar especificamente da Educação
Infantil, altera o artigo 29, da LDB, com a seguinte redação:
Art. 29 – A educação infantil, primeira etapa da educação
básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5
(cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social,
complementando a ação da família e da comunidade.
A
EMEI “ISA SILVEIRA LEAL" desenvolverá
seu trabalho baseado nos princípios norteadores do desenvolvimento integral da
criança, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Na Educação Infantil as crianças têm direito ao lúdico, à
imaginação, à criação, ao acolhimento, à curiosidade, à brincadeira, à
democracia, à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à
dignidade, à convivência e à interação com seus pares para a produção de
culturas infantis e com os adultos, quando o cuidar e o educar são dimensões
presentes e indissociáveis em todos os momentos do cotidiano das unidades
educacionais.
Este documento tem
por objetivo retratar o compromisso desta Unidade Educacional através de ação
reflexiva, de proporcionar às crianças:
* o respeito à dignidade e aos direitos da criança de acordo com o que
determina o Estatuto da Criança e do Adolescente;
* o acesso às situações significativas, desafiadoras e prazerosas na
construção do saber produzido e sistematizado através de experiências diversificadas de linguagens;
* direito da criança de descobrir, explorar, ser livre e criativa;
* a possibilidade da criança se desenvolver como construtora do seu
próprio ser social, no desenvolvimento de sua identidade;
* o direito de a criança brincar
como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação
infantil.
* Planejamento de ações que ressaltem a
importância da brincadeira, ludicidade, expressão corporal e da imaginação como
elementos integrantes do currículo.
Nesse sentido,
buscamos nos alicerçar nos pressupostos das teorias existentes que partam da
prática social e estejam compromissadas com a realidade de nossa escola.
OBJETIVOS
A prática da educação
infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes
capacidades:
* Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma mais
independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
* Descobrir e conhecer progressivamente seu corpo, suas potencialidades e
seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidados com a própria
saúde e bem estar;
* Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos
poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando
a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
* Brincar, expressando emoções, sentimentos, necessidades e desejos;
* Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se
cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio
ambiente, valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
* Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e
escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma
a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos,
necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados,
enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
* Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de
interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.
CONCEPÇÃO DE:
CRIANÇA:
As concepções sobre criança e infância são construções
sociais, históricas e culturais que se nos consolidam diferentes contextos nos
quais são produzidas e a partir de múltiplas variáveis como etnia, classe
social, gênero e condições socioeconômicas das quais as crianças fazem parte.
Considerando tais elementos e a sua relação com a imagem de criança construída
no tempo e na história, pode-se afirmar a existência de múltiplas infâncias e
de várias formas de ser criança.
A
concepção de criança é uma noção historicamente construída, sendo assim a
criança é sujeito social e histórico e consequentemente as crianças vem mudando
ao longo dos tempos, não estão se apresentando de forma homogênea mesmo no
interior de uma mesma necessidade e época.
Na
EMEI ISA SILVEIRA LEAL, a criança é concebida como um ser que possui sua
própria cultura, capaz de ampliar este universo cultural e o conhecimento de
mundo, assim como também sua identidade e autonomia.
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