Projeto Político Pedagógico




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HISTÓRICO SOBRE O NOME DA ESCOLA:

ISA SILVEIRA LEAL

Nasceu em Santos, a 20 de fevereiro de 1910. Filha de Valdomiro Silveira, iniciador da literatura regional no Brasil, e Maria Isabel Silveira, que publicou um livro de memórias aos 83 anos.
Frequentou a Escola de Comércio José Bonifácio, depois o colégio São José, naquela cidade. Isa foi casada com o médico escritor Alberto Leal e, após enviuvar, em 1949, iniciou carreira no rádio, tendo escrito peças e apresentado programas culturais nas Rádios Tupi e Difusora, Bandeirantes, Excelsior, etc., e em vários canais de televisão.
Iniciou a carreira jornalística em 1952, na Folha de São Paulo, aposentando-se no início de 1971.
   Traduziu muitos livros do francês e do inglês.
Entre os autores traduzidos, John do Passos, Pearl Buck, Saint- Simon o memoralista, Duhamel, André Gide; Shakespeare( a comédia “Como Quiseres”, levada à cena pelo Teatro do estudante, no Rio de Janeiro, quase todos em colaboração com seu irmão Miroel Silveira.



CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE LOCAL

A EMEI ISA SILVEIRA LEAL situa-se na Vila São Francisco, bairro do distrito Ponte Rasa, Zona Leste de São Paulo. Pertence à subprefeitura de Ermelino Matarazzo.  Faz divisa com Vila Ré, Jardim Três Marias e Burgo Paulista.
A escola, inaugurada em 20 de abril de 1988, funciona em dois turnos de 6h, com 6 turmas no período da manhã,  e 6 turmas no período da tarde, totalizando 12 turmas. Conta com 420 alunos matriculados, com 35 alunos por turma. Atende crianças na faixa etária de 4 e 5 anos.
A construção do prédio escolar é antiga, porém muitas adaptações já foram realizadas, pela gestão, tornando espaços de aprendizagens com vivencias ricas e significativas.
A nossa Unidade Educacional está inserida numa comunidade onde a clientela que atendemos se apresenta bastante diversificada, sendo uma parte composta por famílias que moram próximas à escola, e outra parte mora um pouco mais distante.
O perfil sócio econômico das crianças atendidas na Unidade Educacional é composto por famílias com uma faixa de renda familiar que comporta a inscrição nos programas sociais do governo.
O perfil cultural das famílias ainda necessita de uma pesquisa mais detalhada para um diagnóstico mais preciso. Mesmo não tendo essa pesquisa em mãos, é possível verificar a deficiência de polos culturais na região. A pesquisa das familias dos alunos novos será realizada no mês de março.
A escola conta com um carro para transportar os alunos pelo Transporte Escolar Gratuito, (TEG, Vai e Volta), sendo que alguns alunos utilizam esse serviço devido a quilometragem e outros alunos devido deficiência.
Portanto a minoria dos alunos faz uso de transporte escolar para vir à escola, (TEG) por não atingir a quilometragem exigida de 2 Km conforme legislação.
O serviço de transporte dos alunos acaba sendo feito pelos próprios pais e responsáveis ou por Transporte Particular.
Desta forma, o estabelecimento do vínculo família-escola fica um pouco prejudicado.
O Transporte Escolar garante o acesso das crianças à escola, porém acaba afastando a participação e acompanhamento das famílias nos eventos pedagógicos, nos encontros de pais e mestres, nos colegiados, nas vivências das crianças e ao acesso de suas produções.
Através de ações da equipe gestora, equipe de docentes e equipe de apoio, em conjunto, em reuniões com diálogos, fazemos a acolhida dessas famílias e suas crianças para construirmos uma parceria para o estabelecimento de normas de boa convivência, envolvendo todos os atores do processo educativo.
Com isso, aos poucos, temos notado maior participação das famílias nas atividades escolares, nos eventos, nas reuniões de colegiados e a valorização da Escola Municipal de Educação Infantil, (EMEI), por parte dos pais, como sendo um espaço de desenvolvimento de atividades lúdicas, de imaginação, de criação, de acolhimento, de aprendizado, de reconhecimento de boas normas de convivência e de socialização.
Muitos pais são novos de idade, alguns não tiveram acesso aos estudos.
Há grande diversidade cultural e regional das famílias.
Sendo assim concluímos que a comunidade atendida em nossa escola continua se definindo pela diversidade e que, portanto, o respeito às diferenças precisa continuar como um dos focos das ações desenvolvidas no cotidiano da escola.
Vários alunos são criados pelos avôs, pois os pais trabalham, e muitos alunos são criados somente pela mãe.                                                                                     
Temos matriculado nesta Unidade Educacional algumas crianças descendentes de bolivianos, mas que tem se integrado com as outras crianças sem maiores problemas.
Temos vários casos de alunos com deficiência, com laudo, e outros alunos sem laudo, estão em fase de diagnósticos em instituições. Os professores desenvolvem práticas de acolhimento e atendimento igual aos demais alunos,     assegurando condições de acesso, onde possam ter contato com diversas experiências e conteúdos que lhes favoreçam sua aprendizagem e seu desenvolvimento, promovendo situações de interação com as outras crianças que oportunizam a transformação e ampliação do seu repertório cultural, maximizando suas aprendizagens, estruturam os ambientes de aprendizagens de modo a proporcionar-lhe condições para participar de todas as propostas para as demais crianças garantindo-lhe condições para interagir com os companheiros e com ele.                                                                                                                                              
O Corpo docente da unidade é definido, temos pouquíssimos professores que se removem. Os professores preparam cuidadosamente as atividades que propõe, a equipe é consciente das dificuldades, mas comprometida com o processo educativo. 
Tem uma demanda grande de professores e agentes escolares, que se readaptaram, mas atualmente realizam atividades de apoio ao trabalho pedagógico e administrativo.

    FINS E OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO
A Lei nº 9.394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, na mesma esteira, vem sendo alterada, culminando com a edição da Lei nº 12.796, de 04/04/13, que alterou, entre outros, o art. 4º da LDB estabelecendo como dever do Estado com a educação escolar pública a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma:
a) pré-escola;
b) ensino fundamental;
c) ensino médio.
A mesma lei, ao tratar especificamente da Educação Infantil, altera o artigo 29, da LDB, com a seguinte redação:
Art. 29 – A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
A EMEI “ISA SILVEIRA LEAL" desenvolverá seu trabalho baseado nos princípios norteadores do desenvolvimento integral da criança, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Na Educação Infantil as crianças têm direito ao lúdico, à imaginação, à criação, ao acolhimento, à curiosidade, à brincadeira, à democracia, à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à convivência e à interação com seus pares para a produção de culturas infantis e com os adultos, quando o cuidar e o educar são dimensões presentes e indissociáveis em todos os momentos do cotidiano das unidades educacionais.

Este documento tem por objetivo retratar o compromisso desta Unidade Educacional através de ação reflexiva, de proporcionar às crianças:
*      o respeito à dignidade e aos direitos da criança de acordo com o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente;
*      o acesso às situações significativas, desafiadoras e prazerosas na construção do saber produzido e sistematizado através de experiências diversificadas de linguagens;
*     direito da criança de descobrir, explorar, ser livre e criativa;
*       a possibilidade da criança se desenvolver como construtora do seu próprio ser social, no desenvolvimento de sua identidade;
*       o direito de a criança brincar como forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação infantil.
*      Planejamento de ações que ressaltem a importância da brincadeira, ludicidade, expressão corporal e da imaginação como elementos integrantes do currículo.
Nesse sentido, buscamos nos alicerçar nos pressupostos das teorias existentes que partam da prática social e estejam compromissadas com a realidade de nossa escola.
OBJETIVOS
A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
*       Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
*       Descobrir e conhecer progressivamente seu corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidados com a própria saúde e bem estar;
*       Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
*       Brincar, expressando emoções, sentimentos, necessidades e desejos;
*       Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
*       Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;

*       Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.


CONCEPÇÃO DE:

CRIANÇA:

As concepções sobre criança e infância são construções sociais, históricas e culturais que se nos consolidam diferentes contextos nos quais são produzidas e a partir de múltiplas variáveis como etnia, classe social, gênero e condições socioeconômicas das quais as crianças fazem parte. Considerando tais elementos e a sua relação com a imagem de criança construída no tempo e na história, pode-se afirmar a existência de múltiplas infâncias e de várias formas de ser criança.
A concepção de criança é uma noção historicamente construída, sendo assim a criança é sujeito social e histórico e consequentemente as crianças vem mudando ao longo dos tempos, não estão se apresentando de forma homogênea mesmo no interior de uma mesma necessidade e época.
Na EMEI ISA SILVEIRA LEAL, a criança é concebida como um ser que possui sua própria cultura, capaz de ampliar este universo cultural e o conhecimento de mundo, assim como também sua identidade e autonomia.

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