Dicas que podem ajudar na adaptação escolar de seu filho:
- procure transmitir confiança na escola, afinal, é aquela que você escolheu, depois de muito pesquisar, para cuidar do seu filho. Se você estiver bem em relação a ela, o seu filho também estará.- a decisão de colocar seu filho na escola deve resultar de atitude pensada, consciente e segura.
- a vinda da criança para a escola deve ser preparada, entretanto, evite longas explicações, pois isso pode despertar suspeitas e insegurança.
- a separação, apesar de necessária, é um processo doloroso tanto para a criança quanto para os pais, mas é superado em pouco tempo.
- o choro na hora da separação é frequente e nem sempre significa que a criança não queira ficar na escola.
- cabe aos pais entregar a criança ao educador incentivando-a a ficar na escola (não é recomendável deixar o educador com o encargo de retirar a criança do colo da mãe).
- nunca saia escondido de seu filho. Despeça-se naturalmente e fale que virá buscá-lo.
- incentive a criança a procurar a ajuda do seu educador quando necessitar algo para, assim, criar um laço afetivo com ele.
- lembre-se de que o educador atende às crianças em grupo, procurando distribuir sua atenção igualmente. Na escola todas as crianças são iguais.
- se os pais confiam na escola sentirão segurança na separação e esse sentimento será transmitido à criança que suportará melhor a nova situação.
- período de adaptação varia de criança para criança, é único e deve ser avaliado individualmente.
- evite interrogatórios sobre o dia da criança na escola; deixe ela falar naturalmente, aproveite o momento para ressaltar os pontos positivos de ir para a escola: novos amigos, brincadeiras, aprendizagens.
- durante o período de adaptação é importante buscar a criança um pouco antes das outras para que ela não pense: minha mãe não vem me buscar!
Fonte: Revista Saúde e beleza.
Comentários