Toda criança, cada uma em seu tempo e
ambiente cultural, brinca. Pode ser de mamãe, princesa, fada, policial,
astronauta, doceira, motorista de caminhão, boiadeiro e tudo mais que a
imaginação permitir. Brincar é uma das mais importantes atividades da Educação
Infantil, mesmo não estando diretamente ligada à aprendizagem de disciplinas
formais. Segundo o filósofo francês Gilles Brougère, a brincadeira guarda
relação com a comunicação e a interpretação. Além disso, ela também envolve
escolhas: a criança toma a decisão de entrar na brincadeira e também constrói
modalidades particulares. "Sem livre escolha, ou seja, a possibilidade
real de decidir, não existe mais brincadeira, mas uma sucessão de
comportamentos que têm sua origem fora daquele que brinca", afirma
Brougère no livro Brinquedo e Cultura (120 págs., Ed. Cortez, tel. 11/3611-9961, edição esgotada).
Alunos do 5B, Prof. Elaine brincando com materiais diversos.
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