Currículo Integrador


    O Programa Mais Educação São Paulo propõe construir um currículo integrado para a primeira infância, mudando a cisão que existe hoje entre as creches e a pré-escola. “O grande mote da nossa proposta é considerar que a criança, desde pequena, é um ser capaz, competente, pensante, que faz relações, que se manifesta, que tem ideias”, afirma a diretora da Divisão de Orientação Técnica da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SME), Sonia Larrubia Valverde.
   O objetivo final é ampliar as oportunidades para desenvolvimento das crianças: “Estamos pensando em uma educação para a integralidade da criança. A infância não termina nem aos 3 nem aos 5 anos. Alguns teóricos falam que ela vai até os 10 anos, e o ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente] diz que ela vai até os 12 anos de idade”, aponta.
   De acordo com a diretora de DOT Ensino Fundamental e Médio, Marcia Cordeiro, integrar é garantir que as concepções, açoes e registros considerem bebês e crianças reais em sua inteireza e potencialidade, tanto na educação Infantil quanto no Ensino Fundamental, considerando as diferenças entre os objetivos e direitos de aprendizagem de cada etapa/segmento, de modo que os seus direitos orientem as práticas educativas nas Unidades Educacionais da rede Municipal de Ensino de São Paulo.
   As professoras da nossa escola têm feito ações junto às crianças para que o currículo integrador seja implementado na EMEI Isa Silveira Leal. Confiram:








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